*Relação
Entre Agências de Viagens Companhias Aéreas e Hotéis
No recente Congresso da APAVT, o Presidente Pedro
Costa Ferreira abordou o aspecto mais material da relação Entre Agências de
Viagens Companhias Aéreas e Hotéis: as comissões que estes pagam aquelas.
Sobre este tema, dispomos de uma síntese das suas
declarações (1):
-“Companhias aéreas e hotelaria estão “enganados”
quando ‘contabilizam’ as comissões pagas às agências de viagens como “um custo
adicional”, porque, na realidade, são as agências que lhes propiciam receita ao
fornecer-lhes clientes”,
-“É exactamente o contrário [de um custo adicional],
caros parceiros de negócio”, frisou Pedro Costa Ferreira, reclamando que as
comissões que pagam aos agentes de viagens são “para terem acesso a clientes e,
por conseguinte, para terem acesso a uma margem”.
Estas afirmações devem ser lidas no contexto da evolução
-do Mercado Europeu da Viagem de Lazer, e
-da Procura no Mercado do Turismo Emissor a partir de
Portugal.
*Tendência
Para a Desintermediação no Mercado Europeu da Viagem de Lazer
A tendência
para a Desintermediação nas vendas das Companhias Aéreas e Hotéis é uma tendência
identificada desde pelo menos 2006:
-“Crescente
desintermediação na distribuição de produtos turísticos como consequência da
maior informação sobre operadores e destinos e do aparecimento do conceito best
fare.” (2).
Este tema
foi abordado em Post
recente e a ele voltaremos quando os números de 2013 estiverem disponíveis. O
Gráfico 1 ilustra a evolução 2009/2011 da repartição das vendas do mercado das
viagens de lazer nos países do TOP 10 da Thomas Cook (3).
Gráfico
1 – Mercado das Viagens de Lazer nos Países do TOP 10 da Thomas Cook
(mil milhões de Libras)Fonte: Elaboração própria com base em Thomas Cook Group, plc, Annual Reports & Accounts, com base em Euromonitor
Com base
nestes números:
-o valor
das vendas da Intermediação cai ligeiramente, mas o da Venda Directa cresce
significativamente.
*Facturação das Agências de Viagens
e Operadores Turísticos
Começamos
pelos números (4).
Em 2012
-o volume
de negócios das agências de viagens situou-se nos € 1510 milhões, uma
descida de cerca de 10% face a 2011,
-a
facturação dos grossistas de viagens, diminuiu aproximadamente 12%, situando-se
nos € 350 milhões.
Em boa teoria, os 350 milhões estão incluídos nos 1.510 milhões do volume de negócios das agências de viagens.
Em boa teoria, os 350 milhões estão incluídos nos 1.510 milhões do volume de negócios das agências de viagens.
Em 2013, os
indicadores correspondentes mostram uma descida da procura prolongada. As
previsões para o final do ano são:
-as
receitas das agências de viagens sejam de € 1400 milhões, menos 7% do
que em 2012,
-os operadores
turísticos registarão uma quebra de 8%, correspondente a um montante de € 280
milhões.
Esta
diminuição das vendas resulta de duas tendências e não dispomos de informação
sobre o efeito de cada uma:
-“O aumento
do desemprego e a contracção da despesa das famílias e das empresas são
responsáveis pela redução substancial do
orçamento destinado a viagens. Constata-se uma orientação crescente da
procura para destinos de menor custo e mais próximo, assim como para estadas
mais curtas.
-Para além
disso, o sector enfrenta uma desintermediação
crescente, pelo que uma percentagem, cada vez mais alta de clientes
particulares e empresariais compra directamente os bilhetes de transporte, as
reservas hoteleiras e outros serviços turísticos através do site das companhias
fornecedoras destes serviços.”.
*O Modelo e a Realidade
O modelo é
simples e exige abordagem objectiva pelos parceiros envolvidos:
-Companhias
Aéreas e Hotéis utilizam vários Canais de Distribuição e com eles criam
parcerias mais ou menos sofisticadas (B2B ou B2B2C) e recorrem a critérios
objectivos para escolher quais utilizam.
A intervenção
do Presidente da APAVT assenta num pressuposto pouco glorioso mas porventura
real:
-haver
hoteleiros que ainda não têm uma noção clara sobre a escolha de Canais de
Distribuição no novo Mercado Europeu da Viagem de Lazer e que são sensíveis a
um apelo deste tipo, assumindo nós que as companhias aéreas estão todas acima
deste patamar de gestão.
*Nota Final
No Portugal
da actualidade e no do futuro de vários anos, não é fácil ser agente de viagens
vocacionado para o Turismo Interno e Emissor, como acontece com a maioria das Agências
de Viagens.
No Turismo
Interno, está em causa
-na venda
de Estadias, ser superior à Venda Directa por Hotéis e, sobretudo por ‘Booking
& Similares’.
No Turismo
Emissor, a concorrência agrava-se:
-para além
de ‘Booking & Similares’, há argumentos novos a favor da Venda Directa por
Hotéis & Alojamento Diversificado, mais Companhias Aéreas, Rent a Car ou
Cruzeiros – a Internet, com tudo o que representa, altera profundamente a
Distribuição dos serviços de viagens.
Terminamos
com uma nota pessoal, porventura significativa. Depois de sermos cliente fiel
de agências de viagens de lazer, deixámos de recorrer aos seus serviços, mesmo
para viagens complicadas, porque a Internet abre a informação e a escolha a um
nível que nem o nosso excelente agente de viagens consegue atingir.
Não contribuímos
para a cena de “O Fim das Agências de Viagens”, porque há espaço para adaptação
às novas condições do mercado e muitas saberão disso tirar partido. E também
porque já desde há muitos anos que ouvimos o anúncio, claramente prematuro, da
morte das Agências de Viagens.
A Bem da
Nação
Albufeira 8
de Dezembro de 2013
Sérgio
Palma Brito
Notas
(1)Ver Presstur ‘Agências de viagens reclamam estatuto
de fonte de receitas para aviação e hotelaria’ http://www.presstur.com/site/news.asp?news=45209
(2)Roland
Berger, Strategy Consultants, Construir o futuro do sector do turismo em
Portugal, Lisboa 2 de Novembro de 2006, Encontro Thinknomics06.
(3)O leitor
mais atento percebe que temos acesso aos números do Euromonitor a partir dos
Relatórios da Thomas Cook e não directamente.
(4)Ver ‘Blog
Informa D&B - Informação sobre empresas portuguesas’, com base em DBK ‘Operadores
Turísticos e Agências de Viagens’
ou ver
Presstur http://www.presstur.com/site/news.asp?news=43295
Sem comentários:
Enviar um comentário