Neste post
damos uma ideia geral sobre a evolução do Mercado Emissor do Reino Unido, ao
longo dos últimos cinquenta anos e durante e durante os anos da Crise de
2008/2009 e do período Pós Crise.
Consideramos
apenas
-o Número
de Viagens ao Estrangeiro, apesar de ser o mais rudimentar de todos os que
quantificam a Economia do Turismo,
-o seu
valor global e o detalhe por Motivo, Destino e Modalidade de Transporte das
Viagens.
Em síntese,
-depois de
dezenas de anos de crescimento sustentado, o Número de Viagens conhece uma
descida brusca entre 2008/2009, seguida de estagnação entre 2009/2012,
-em 2010 o
número de viagens é inferior em cerca de 18 milhões ao que seria sem a Crise e,
para o recuperar o nível de 2008, tem de haver um crescimento de 23% em relação
ao número de 2012,
-dominam as
Viagens de Lazer (Holiday), o Destino Europa e o Transporte Aéreo,
-no Motivo
da Viagem e no ano crítico de 2009, as de Lazer diminuem menos do que as de
Negócio, e as de Visita a Familiares e Amigos são as que menos descem e as que
são mais resilientes no Pós Crise,
-no Destino
da Viagem, entre 2000/2010, Europa e América do Norte descem, mas Outros sobem,
o que são más noticias para Algarve/Madeira,
-na
Modalidade de Transporte, o Avião é a que mais cresce e cresce mesmo entre
2000/2010, e com a Crise é a que mais desce, como seria de esperar.
Abrimos
pistas. O leitor decide se este post lhe chega, se as ignora ou se as
aprofunda. A importância do Mercado do Reino Unido justifica o aprofundar.
1.Viagens ao Estrangeiro de
Residentes no Reino Unido
O Gráfico 1
ilustra a evolução do número de Viagens ao Estrangeiro por
Residentes no Reino
Unido, entre 1961/2010.
Gráfico
1 – Viagens ao Estrangeiro Entre 1961/2010
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
Depois de
quase meio século de crescimento sustentado do número de Viagens ao
Estrangeiro, a Crise de 2008/2009 cria uma ruptura de tendência, que é
ilustrada pelo Gráfico 2:
-entre 2008/2009,
o Número de Viagens desce cerca de 19%, para um plateau de 56 milhões, um padrão comum a outros indicadores,
-sem esta
ruptura, o número de viagens de 2010 seria de cerca de 73 milhões, uma
diferença de cerca de 18 milhões com a realidade,
-para o
Número de Viagens recuperar o nível de 2008, tem de haver um crescimento de
cerca de 23% em relação a 2012.
No futuro
mais imediato, Algarve, Lisboa e Madeira, com largo destaque do Algarve, captam
cerca de 97% das Dormidas de Residentes no Reino Unido nos
Empreendimentos da Industria da Hotelaria. É um sinal de alarme.
Gráfico
2 - Viagens ao Estrangeiro Entre 2008/2012
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
2. Viagens ao Estrangeiro,
Por Motivo da Viagem
*A Evolução 1961/2010
O
Gráfico 3 ilustra a evolução do número de Viagens ao Estrangeiro por Residentes
no Reino Unido, entre 1961 e 2010, por Motivo da Viagem.
Gráfico
3 – Viagens ao Estrangeiro, Por Motivo da Viagem Entre 1961/2010
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
Neste
Gráfico há dois factos a registar: a diminuição das Viagens de Negócio superior
às das Viagens de Lazer (Holiday) e o crescimento do Motivo de Visita a
Familiares e Amigos. Este crescimento tem origem nas comunidades de emigrantes
no Reino Unido e este Motivo de viagem é relevante em Portugal no Mercado Interno.
O Gráfico 4
dá outra representação das Viagens ao Estrangeiro de Residentes no Reino Unido,
Por Motivo da Viagem.
Gráfico
4 – Viagens ao Estrangeiro, Por Motivo da Viagem Entre 1961/2010
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
*Consequências da Crise de 2008/2009
O Gráfico 5
ilustra a evolução das Viagens ao Estrangeiro, Por Motivo da Viagem, desde 2008
até 2012. O crescimento sustentado do Número de Viagens culmina em 2008. A
evolução entre 2008/2012 dá uma primeira ideia das consequências da Crise de
2008/2009.
As Viagens
por Motivo de Visita a Familiares e Amigos são as mais resilientes, por
diminuírem menos e darem ligeiro sinal de crescimento, a que a escala do
Gráfico não permite dar a real imagem – dito isto, o máximo de 2008 está longe
de ser atingido.
A evolução
2008/2010 das Viagens por Motivo de Lazer (Holiday) confirma que a recuperação
do mercado ao nível de 2008 não parece ser para breve.
O mesmo se
pode dizer em relação às Viagens de Negócio.
Gráfico
5 - Viagens ao Estrangeiro, Por Motivo da Viagem Entre 2008/2012
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
3.Viagens de Residentes no Reino
Unido ao Estrangeiro Por Destino da Viagem
*A Evolução 1961/2012
O Gráfico 6
ilustra a evolução do número de Viagens ao Estrangeiro por Residentes no Reino
Unido, entre 1961 e 2010, por Destino da Viagem.
Gráfico
6 – Viagens ao Estrangeiro, Por Destino da Viagem Entre 1961/2010
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
Entre
2000/2010, Europa e América do Norte perdem quota de mercado e os Outros
Destinos ganham. Estas são más notícias para Algarve e Madeira.
O Gráfico 7
dá outra representação das Viagens ao Estrangeiro de Residentes no Reino Unido,
Por Destino da Viagem.
Gráfico
7 – Viagens ao Estrangeiro, Por Destino da Viagem Entre 1961/2010
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
*Consequências da Crise de 2008/2009
Gráfico
8 – Viagens ao Estrangeiro, Por Destino da Viagem Entre 2008/2012
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
O Gráfico 8
ilustra a evolução Por Destino da Viagem entre 2008/2012. Em 2009, a maior
descida é a da Europa e a menor é a dos Outros, o que confirma a resiliência
dos novos destinos no mercado.
4.Viagens de Residentes ao
Estrangeiro Por Modalidade de Transporte
Os Gráficos
9 e 10 ilustram a evolução por Modalidade
de Transporte entre 1961/2010. Contrariamente ao que acontece com o mais
importante Motivo e Destino, a mais importante Modalidade de Transporte cresce
entre 2000/2010.
Gráfico
9 – Viagens ao Estrangeiro, Por Modalidade de Transporte Entre 1961/2010
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
Gráfico
10 – Viagens ao Estrangeiro, Por Modalidade de Transporte Entre 1961/2010
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
*Consequências da Crise de 2008/2009
O Gráfico
11 ilustra a evolução por Modalidade de Transporte entre 2008/2012.
Gráfico
11 – Viagens ao Estrangeiro, Por Modalidade de Transporte Entre 2008/2012
(milhões)
Fonte: Elaboração Própria com base em Travel Trends de
2010 e de 2012
A
importante descida das Viagens por Avião entre 2008/1009 está em linha com o
padrão geral e a grande parte de mercado do avião, mas esta não é afectada pela
Crise.
A Bem da
Nação
Albufeira
19 de Agosto de 2013
Sérgio
Palma Brito
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